Bê a Bá da Beleza: 10 Alimentos Aliados do Verão

10 Alimentos Aliados do Verão

Alimentação balanceada e com a presença de betacaroteno e antioxidantes pode fazer a diferença nessa época do ano

A época mais quente do ano já está chegando e para manter o corpo em dia nesta temporada, e no resto do ano, uma alimentação balanceada faz toda a diferença. Os benefícios vão desde a hidratação, perda de peso e diminuição do aspecto da celulite até o favorecimento do bronzeado e proteção da pele contra os raios ultravioletas (UV). 

Com as altas temperaturas, o corpo acaba perdendo água e nutrientes, como sódio e potássio, por isso, é necessário fazer a correta reposição dos líquidos e sais minerais. "É preciso tomar, em geral cerca de dois litros de água por dia, pois, além de ser essencial para a saúde, também colabora para eliminação de toxinas, melhora do funcionamento intestinal, perda de peso e a redução da celulite", afirma a nutricionista da Nutravie, Andrea Stingelin Forlenza. 

O betacaroteno é um pigmento presente em alimentos de coloração amarelo-alaranjada, responsável por proteger a pele da exposição aos raios solares, da poluição e do envelhecimento natural causado pelos radicais livres. Quando é convertido em vitamina A (ação provitamina A), colabora para aumentar a elasticidade da pele e auxilia na formação de melanina que, além de ser responsável pela cor, funciona como uma proteção extra contra os raios UVB e UVA.  "O betacaroteno é encontrado na cenoura, abóbora, mamão e manga, e em folhas verdes escuras como espinafre, brócolis e rúcula". 

Alimentos com ação antioxidante, além de protegerem a pele contra os danos causados pela exposição ao sol, também podem contribuir para perda de peso, pois minimizam o processo inflamatório que acompanha a obesidade. "Os antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres no organismo, responsáveis por acelerar o envelhecimento celular e enfraquecer o sistema imunológico". 

Confira 10 alimentos que não podem faltar nesse verão: 

Melancia -  possui cerca de 92% de água, sendo ideal para a hidratação. Além disso, é rica em licopeno, antioxidante responsável por proteger o organismo contra a oxidação celular e ajudar a proteger a pele da radiação solar. 

Frutas vermelhas – são excelentes antioxidantes, além disso, possuem compostos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, favorecendo a oferta de nutrientes para os tecidos e assim, podem melhorar o aspecto da celulite. 

Abacaxi – tem enzimas digestivas e ação anti-inflamatória, importantes para o controle da celulite. 

Chia - rica em ômega-3, nutriente que possui ação anti-inflamatória. Além disso, ajuda a aumentar a sensação de saciedade. 

Óleo de coco – melhora a digestão e tem ação antifúngica. Oferece vitamina E que ajuda na saúde da pele, unhas e cabelos. 

Linhaça - age como anti-inflamatório, além de conter fibras que contribuem para sensação de saciedade e o bom funcionamento do intestino. 

Tomate - contém licopeno que protege a pele da radiação solar. Quando consumido na forma de molho de tomate, preferencialmente caseiro, sua absorção é potencializada pelo organismo devido à associação com a gordura utilizada no preparo do molho. 

Manga – assim como a cenoura e a abóbora, contém o betacaroteno, substância que estimula a pigmentação da pele. 

Amaranto- contribui para a perda de peso, pois é rico em fibras solúveis que proporcionam aumento da saciedade, além disso, também podem auxiliar no controle do colesterol. 

Alimentos integrais (arroz, pão e macarrão) – troque os carboidratos refinados pelos integrais, pois possuem maior teor de nutrientes, além de prolongar a saciedade, podendo contribuir para perda de peso. 

Confira duas receitas feitas pela nutricionista da Nutravie. A primeira foi pensada para hidratar e favorecer o bronzeado, já a segunda também tem o papel da hidratação e contribui para a perda de peso: 

Bronzeado perfeito
Ingredientes:
200ml de suco de laranja pêra
½ unidade de beterraba crua
1 cenoura crua média
1 colher de sopa de chia
1 fatia de manga
Gelo a gosto

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Sirva em seguida.

----------------

Suco refrescante
Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi
1 colher de sopa de amaranto
200 ml de água gelada
1 colher de sobremesa de óleo de coco
Gelo a gosto

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Sirva em seguida.



****Matéria sugerida pela assessoria de imprensa.


.

6 comentários:

  1. Oi lindonaaaa
    esses posts sao bem esclarecedores...Pois nao sabemos o poder de muitos alimentos,eu to com gastrite das bravas,por isso tenho pesquisado sobre diversos alimentos..adorei encontrar aqui em seu blog tambem bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  2. EITA RECEITA BOA KK
    NESSE CALOR AQUI EM CASA NÃO PODE FALTAR ÁGUA DE COCO E MELANCIA AMO.

    BEIJOS
    GERI FERREIRA
    WWW.ENCANTODEMENINABLOG.COM

    ResponderExcluir
  3. Hummmm amei a receita do suco refrescante...
    Eu sou apaixonada por suco.. Ainda mais nesse calor.
    Aqui em casa não falta Chia... eu amoooo, uso até para fazer brigadeiro.. .rsrs
    Adorei a resenha.

    Beijinhos e um lindo final de semana.
    http://www.julianefreire.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o post, adoro esses post sobre alimentos que auxiliam o organismo a funcionar melhor.
    Naquela lista de alimentos o único que não uso e não gosto é o óleo de coco.
    O resto da lista uso bastante!
    Amo melancia, abacaxi e manga!
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, maravilhosas informações.
    Melancia, abacaxi e manga como sem sacrifício. rsrs
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou viciada em sucos nesse calorão! Não era muito chegada mas aprendi a gostar e agora viciei! Anotei as receitas e vou fazer, amo abacaxi e melancia!! bjs!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *