Bê a Bá da Beleza: Panetone | Receita em Clima de Natal

Panetone | Receita em Clima de Natal


O Panetone é um dos maiores símbolos do Natal e também muito apreciado na ceia de Réveillon. O panetone é um pão italiano tradicionalmente feito com frutas cristalizadas e uva passa e um leve sabor de baunilha. 

Você sabia? Conta a popular e romântica lenda que, na cidade de Milão, um jovem rico se apaixonou completamente pela linda filha de um padeiro. Para conquistar o pai da moça, ele se tornou também um padeiro e inspirado pelo amor, criou uma deliciosa receita de pão recheado com uvas secas e frutas cristalizadas. Conquistando o coração e o pai da jovem, o nobre homem fez da sua criação uma homenagem ao sogro, que se chamava Toni. Surgia assim o panetone, em italiano, “pão de Toni”. 

Eu aprendi a fazer esse famoso Pão de Toni e sempre que postava no instagram e no facebook sempre tinha comentários pedindo a receita, então achei melhor fazer essa publicação aqui no blog e passar para todas as pessoas interessas de uma única vez.


1 - 500 gr de Farinha de Trigo / 1 copo de água / 3 gemas / 1 ovo / 200 gr de manteiga derretida / 100 gr de leite em pó / 100 gr de açúcar / 1 xícara de leite / 150 gr de frutas cristalizadas / 100 gr de uva passar / 15 gr de chocolate em gota (para o chocotone) / 1 tablete de fermento biológico / 6 gotas de essência de panetone. 

2-  Em uma vasilha faça a esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. É importante deixar descansar por 15 minutos, cubra a vasilha com plástico filme.

3- Faça uma massa bem macia com o restante dos ingredientes (menos as frutas cristalizadas e a uva passa), deixe descansar por 20 minutos. 

4- Após o descanso, junte a esponja na massa e mexa bem para unir as duas massas.

5- Acrescente as frutas cristalizadas e a uva passa. Se optar por fazer Chocotone, nessa hora é só substituir as frutas cristalizadas e uva passa e acrescentar as gotas de chocolate. 

6- A massa já está pronta, agora é só colocar nas formas de papel própria para panetone, sempre é bom deixar pela metade da forma para que o panetone cresça e não transborde para fora da forma. Leve para assar em forno médio de 180ºC por 30 min. 

E o Panetone fica assim, igual a foto a baixo. Essa massa fica beeeeem macia e a essência de panetone deixa um sabor maravilhoso. 

 

A mesma receita da para fazer o Chocotone como na foto a baixo. 




É uma ótima opção para presentear um amigo(a) querido(a) ou até mesmo para fazer e ganhar uma renda extra nesse final de ano. Eu estou nas duas opções hehehe.


Então amiga gostou da receita de hoje? 








12 comentários:

  1. queria ser boa na cozinha, pena que não sou, mas essa receita deve ficar divina.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem ao sogro, eu amo panetony, e é indispensável nas minhas festas de fim de ano . Adorei a receita e já estou copiando ;) bjkas queridona

    ResponderExcluir
  3. Você leva jeito! Eu não sou muito chegada no Panetone, mas a minha família sim. Vou guardar a receita e mostrar para eles.
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  4. Adoro cozinhar também !!!
    Nunca fiz panetone...
    Receita anotada !!!
    besitos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lenda do pão de Toni!
    Sabe que eu antes não gostava muito de panetone, agora que tem variações de sabores eu adoro.
    Ficaram lindos os teus panetones.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  6. Prefiro chocotone, mas as empresas nos enganam vem quase nada de chocolate. :/
    Será que acerto fazer? rsrs Bjão e obrigada por compartilhar.

    SORTEIO DE NATAL LÁ NO BLOG, VEM PARTICIPAR!!!
    http://blogdajeu.com.br/presente-de-natal-concurso-com-bella-mulher-shopping-das-maquiagens/

    ResponderExcluir
  7. Aii que legal,nunca fiz,mais parece ser fácil..

    Vou anotar a receita!!

    Beijos,ótima semana!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, estava a procura de uma receita de panetone!!!
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a receita amiga!!! Vou testar e te conto, ok
    BJKS

    ResponderExcluir
  10. Ai que delícia! amo chocotone...kkk sou chocólatra! Mas as frutas cristalizadas não consigo gostar....mas fazer para dar de presente acho super legal e podemos fazer alguns menores para a criançada!! gostei!vou anotar pra fazer. Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Hummmmmmmmmm... eu estou louca para devorar o que você me mandou, mas prometi que vou guardar para a ceia o melhor panetone do mundo... Muito cheirosooooo... deve ser delicinha.
    Amo você, amiga... Obrigad por tudo. <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *