Bê a Bá da Beleza: Conheça os segredos para evitar o efeito sanfona definitivamente

Conheça os segredos para evitar o efeito sanfona definitivamente


Nós mulheres muitas vezes recorremos a dietas radicais em que simplesmente deixamos de comer adequadamente, realmente emagrecemos, mas após atingir o objetivo voltamos a comer normalmente e como bruxaria ganhamos mais peso do que tínhamos no começo da dieta, essa é a face cruel do efeito sanfona, queremos uma barriguinha lisinha mas precisamos saber como perder barriga. De acordo com pesquisas recentes esse pode ser uma indicação de alguma alteração hormonal.


Os hormônios são produzidos pelo organismo, são os grandes maestros do funcionamento de nosso corpo e gerenciam variadas atividades, como o humor, sono, reprodução, metabolismo, reconstrução celular e etc. Todos esses hormônios interagem entre si e mantêm o equilíbrio do organismo, qualquer deficiência pode desencadear uma séria de alterações em nosso corpo e mente.

Causas do efeito sanfona
Os hormônios responsáveis pelo efeito sanfona são a leptina e a grelina, produzidas no estômago e regulam a sensação de saciedade e o apetite. Sem a produção adequada das duas as chances de controlar a "fúria compulsiva" rs são muito pequenas. Agora imagine, a grelina tem picos de produção próximo aos horários das refeições, abrindo seu apetite para receber os alimentos, caso esse hormônio esteja desregulado você pode ser tomada por uma vontade enorme de comer e acabar exagerando na dose, logo irá engordar.

Como evitar o efeito sanfona
As dietas radicais são as grandes responsáveis pelo desequilíbrio dos hormônios que nos fazem comer mais ou menos, fuja dessas dietas. Seu corpo foi feito para se prevenir e sobreviver, por mais que indesejada a gordura armazenada faz parte dos mecanismos de sobrevivência de nosso corpo, quando restringimos demais nossa alimentação o organismo entra em estado de alerta e reduz o metabolismo gastando menos calorias. Desta forma os níveis de grelina e leptina são alteradas. O caminho do sucesso para o emagrecimento saudável é seguir uma boa dieta para emagrecer com cardápio equilibrado sem excluir grupos alimentares, ela deve ter proteínas de qualidade, carboidratos e gorduras boas, e nunca estender demais a distância entre as refeições.
Em alguns casos por questões genéticas ou psicológicas é necessário realizar tratamentos para reequilibrar a produção de hormônios, um médico sempre deve acompanhar o progresso do tratamento.

Separei 5 dicas para evitar o efeito sanfona e conquistar um corpo em forma definitivamente.


1 - Jamais deixe de se alimentar pela manhã.
O longo período de jejum durante a noite promove o pico de produção de grelina, que não deve ser estendido até o almoço por exemplo. Consequentemente a sensação de fome será menor na próxima refeição, procure se alimentar de 3 em 3 horas.

2 - Não é preciso se privar de alimentos que você gosta.
O segredo para ter aquele doce maravilhoso ou aquela batatinha frita no cardápio é a quantidade da porção, você pode comer de tudo desde que em pequenas porções e com pouca frequência.

3 - Beber água sempre e sempre
De preferência mantenha uma garrafinha sempre ao alcance. Frequentemente aquela sensação que você pensa que é fome não passa de sede rs.

4 - Quando se alimentar, mantenha o foco na refeição, não se distraia.
Já reparou que quando estamos almoçando em frente a uma TV ou conversando no celular ao terminarmos a refeição sentimos a sensação de não ter comido nada? Agora pasme, você pode ter comido muito mais do que imagina, isso acontece porque simplesmente seu cérebro não entendeu que você se alimentou o suficiente, ele precisa de algumas dicas para isso como a quantidade de mastigadas, a salivação e o preenchimento do estomago, sem a concentração muito dessas informações passam despercebidas.


5 - Procure fazer as refeições sempre no mesmo horário.
Mantendo a disciplina nos horários das refeições você condiciona seu organismo e passa a mensagem de regularidade e fartura, isso acelera o metabolismo e evita o acumulo de gordura.

Como você viu, com algumas pequenas mudanças de hábito e atitudes você pode acabar com o efeito sanfona e manter seu corpo como deseja.

Continue acompanhando o blog para ver mais dicas de saúde e beleza para seus dias serem muito mais felizes.


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Beijos.

21 comentários:

  1. amei suas dicas, minha nutricionista também me disse que o maior erro é pular refeição,
    beijos
    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

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  2. Ótimas dicas, sofro muito com isso :(
    Obrigada, um beijo.

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  3. Ótimas dicas Dri, eu falho muito em beber água, confesso que me obrigo a tomar mas nao tomo o recomendado.
    Muito ruim esse efeito sanfona, mas com disciplina e seguindo as dicas acho que dá para amenizar bastante e até acabar com ele. bjoks

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  4. Ou seja, RA . Comer na hora certa e de forma regrada ;)
    besitos

    blogmeamarro.com

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  5. Acabei de conversar com uma amiga sobre o efeito sanfona! Nao e impossivel manter o peso e questao de habito!
    Otimo artigo!
    Bjos!💋

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  6. Adorei as dicas, eu sempre tento fazer as refeições no mesmo horário.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

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  7. Vou seguir esses segredos até a morte, apesar que meu corpo - graça a deus - não tem o efeito sanfona. Amei o estilo do post, muito legal! Faz mais postagens de saúde, adoro saber mais.

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  8. Meu efeito sanfona parou... Mas parou na pior parte! haha
    Uma coisa que sempre falam mas eu não consigo e fazer 5 refeições ao dia... E estou tentando tomar cada vez mais água!
    Beijos

    Blog|Canal

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  9. Ótimas dicas, eu não vou aproveitar muito agora porque sou magrinha e não engordo com facilidade rsrs mais quem sabe um dia precise.. vou passar a dica pras amigas
    beijocas
    By Jeeh Sena
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  10. Anotei todas as dicas e tentarei colocar elas em prática porque se tem alguém que sofre com efeito sanfona sou eu. Preciso me policiar mais e começar uma reeducação alimentar urgente. Beijos

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  11. Uau amei as dicas! Se fizer direitinho tudo q vc disse à manutenção do peso é certa!
    Eu tenho mantido meu peso assim, com disciplina mas sem paranóia. ..rsrsrs Beijinhos Parabéns pelo post!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

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  12. Eu já sabia que na realidade estamos com sede, ao invés de fome e sempre que possível eu como a cada 3 horas.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

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  13. Shoooow de dicas amiga!!! Amei todas. Isso aí foco na balança e chega de efeitos sanfonas. Se alimentar de 3 em 3 horas, beber água a cada meia hora, praticar exercícios físicos diariamente e uma boa noite de sono, é o começo para uma vida saudável sem efeito sanfona. :D
    Beijinhos <3
    ||||---------|||| www.walmontani.com ||||---------||||

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  14. Olá querida acabei de ler o post, e fiquei super confiante vou seguir as suas dicas, adorei pois quero manter o meu peso beijos

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  15. Eu perdi muito peso recentemente e agora fico vigiando para não engordar de novo. Adorei as dicas!
    Beijos!
    www.espacogattena.blogspot.com

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  16. Oi, Adri!
    Já tô tentando seguir essas dicas porque preciso parar de sofrer deste maldito efeito :'(
    Concordo com você que não devemos parar de comer as coisas que gostamos, apenas reduzi-las.
    Bjs

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  17. Um cardápio equilibrado é sim a melhor opção! Gostei dos segredos, alguns eram desconhecidos para mim
    Beijos

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  18. Nossa amei essas dicas foram muito úteis pra mim que agora resolvi pegar firme na dieta e emagrecer de vez , e jamais quero voltar ao peso que eu estava.

    Beijos e obrigada pelas dicas!

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  19. Essas dicas são ótimas para todas as musas que querem se dar bem com a balança...
    Eu acho que já vim com um relógio no meu estômago - não consigo comer fora de hora, nunca!!
    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

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  20. Adorei as dicas que você deu, eu sempre como no mesmo horário, mas uma que coisa que queria muito era conseguir comer de 3 em 3 horas, mas não consigo

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  21. Amo beber água.
    Meus horários estão meio bagunçados.
    Não estou me alimentando pela manha. :/
    Boas dicas Dri.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

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