Bê a Bá da Beleza: Como Fazer Fritura na Medida Certa?

Como Fazer Fritura na Medida Certa?

Nem sempre conseguimos levar uma vida totalmente sem fritura. Se privar de um hambúrguer, de um pastel ou de uma coxinha a vida inteira, é uma missão quase impossível. Porém, todos sabem o quanto o óleo e a gordura fazem mal para a nossa saúde e para o nosso organismo, mas ainda assim o ser humano tem a tendência a ceder à tentação dessas delicias calóricas. O que fazer nesse caso então? A resposta é simples: procure um equilíbrio. É possível sim fritar todas essas delícias evitando um exagero de gordura, cuidando do coração e do intestino ao mesmo tempo que saciamos a nossa vontade. 


Para a fritura doméstica, os nutricionistas recomendam o uso de óleos de oliva, de soja, de milho ou de coco. O óleo de oliva, por exemplo, ajuda a manter a vesícula, o fígado e todo o sistema digestório funcionando corretamente. Porém, como o óleo de oliva possui um ponto de fusão mais baixo, é importante ressaltar que para usufruir dessa vantagem que ele oferece é adequado o uso do fogo a uma temperatura máxima de 190°C. Outro ponto importantíssimo para quem faz dietas é o uso de uma fritadeira elétrica, que reduz o consumo de óleo em oitenta por cento.

Se você tem o hábito de utilizar óleo de cozinha, jamais guarde-o na própria frigideira para ser utilizado posteriormente. Segundo a opinião de alguns nutricionistas, o ideal é utilizar o produto na hora, esperar esfriar, filtrar e colocar em um recipiente para manda-lo para a reciclagem. O óleo reutilizado é aquecido e sofre um aumento em sua temperatura, o que favorece a sua deterioração e gera acidez na comida, aroma desagradável, cor escura na panela e deixa a comida muito mais oleosa.


Uma dica para deixar os alimentos sequinhos antes de serem fritos, é importante que haja um preparo antes da fritura para que ele seja desidratado. Um exemplo é a batata, que pode ser colocada com casca oito minutos no micro-ondas antes de ser frita. Outro aspecto que auxilia na preparação das frituras, é a escolha da panela correta. As panelas de ferro ou de inox são as mais recomendadas pois auxiliam no controle da temperatura.

Repousar a fritura sobre o papel toalha já é um método conhecido, mas que realmente auxilia na eliminação da gordura excedente, embora ele não remova a gordura por completo. Seque o alimento por um tempinho no papel toalha sempre antes de comê-lo.

Gordura trans

A gordura trans é muito utilizada pelas indústrias para aumentar o tempo de conservação dos produtos, além de garantir a eles uma melhor aparência, aroma e cor. Porém, o seu uso excessivo altera os dois tipos de colesterol existentes em nosso organismo, diminuindo o colesterol bom (LDL) e aumentando o colesterol ruim (HDL) o que resulta em problemas cardíacos e derrame cerebral.

Para substitui-la, os fabricantes estão começando a utilizar o óleo de palma, embora este não seja uma opção extremamente saudável, já que é um tipo de gordura saturada. Portanto, evite ao máximo alimentos que possuem principalmente gordura trans em sua composição, que são muito prejudiciais a saúde e dê preferência a alimentos caseiros aos alimentos industrializados.

É preciso atentar-se também ao método mais apropriado na hora de fritar. Grelhar em chapas ou frigideiras, é a opção mais adequada graças ao seu baixo teor de gordura, mas é importante tomar cuidado para não deixar queimar demais a sua comida, o que poderá ser toxico. Evite os alimentos a milanesa, pois além do óleo, a farinha absorve ainda mais a gordura que fica na superfície.

Conte nos comentários se você já utiliza alguma dessas dicas ou se pretende utilizá-las. Compartilhe conosco as suas experiências também. E não se esqueça de continuar acompanhando o site e a fanpage para ficar por dentro de dicas de saúde e qualidade de vida para o seu dia a dia. 

Beijos

18 comentários:

  1. Oi Dri k post incrível amei as dicas!
    Eu não faço mais fritura em casa desde q fiz reeducação alimentar...nem compro óleo mais...hehehe só azeite para a salada!
    Faz uma grande diferença na minha saúde!
    Super beijos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  2. Agora em casa só estou usando aquele air frayer e estou amando. Amei as dicas.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  3. No meu cardápio eu acabei por não ingerir gorduras.
    Só não consegui retirar totalmente a manteiga do pão.
    Beijos
    Descolada Urbana

    ResponderExcluir
  4. Eu vou te falar, adorei o post.
    Não sou adepta de fritura, me dá nervoso, me embrulha.
    Muito bom o post mesmoooo! Parabéns.
    Beijos
    www.jackiesworld.com.br

    ResponderExcluir
  5. Depois que comprei a fritadeira elétrica nunca mais comemos fritura em casa.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa cortamos as frituras e fazemos algo do tipo muito raramente. Não por não gostar de fritura, na verdade amamos, mas por querer uma alimentação mais saudável.
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já tem um tempinho que eu cortei a fritura. Dá pra substituir por grelhados, assados. Mas gostei das tuas dicas

    ResponderExcluir
  8. Em casa um litro de óleo dura meses! Mas é eu sair de casa que quero comer tudo quanto é porcaria...
    De final de semana não resisto a um belo de um pastel de feira!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica. Lá em casa evito ao máximo fazer fritura, a maioria das coisas faço no forno, mas a fritadeira elétrica é uma excelente dica.

    ResponderExcluir
  10. Vou te contar um segredo: Eu me jogo na fritura de vez em quando e não sabia dessas dicas.
    Agora vou colocar esse post como favoritos e ficar bem mais saudável.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou gordinha mas nunca gostei de fritura evito ao maximo
    desde criança tenho estomago sensivel, ate o cheiro me deixa enjoada
    amei as dicas
    E uma fritadeira eletrica é muito importante

    ResponderExcluir
  12. Nossa uma fritadeira elétrica viria bem acalhar agora que estou mudando meus hábitos alimentares , porque quem não ama uma fritura né? E é tão bom saber que está comendo o que a gente gosta de uma maneira mais saudável!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de frituras mas tento me controlar pra não abusar, então geralmente só como fora de casa mesmo.
    Por aqui as vezes fazemos hamburguers e tals, mas tento optar por gorduras do bem como o azeite.
    Pretendo começar a usar o óleo de coco e adquirir, mais pra frente, uma fritadeira eletrica. Afinal de contas é muito bacana poder optar por comidas mais saudáveis sem abrir mão do sabor né?

    Gostei muito do post, Dri! Super informativo!

    Beijos
    www.docefeitopimenta.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post.
    Eu vivo de dieta e as vezes faz uma falta ne a fritura hehe
    Como eu digo, tudo que e frito e bom né kkkk
    Aqui em ksa optmaos por tudo que for de fritar assar!

    ResponderExcluir
  15. Amo salgadinhos fritos, mas com óleo pingando não dá.
    Adoraria comprar uma fritadeira, boas dicas. Saúde em primeiro lugar.
    Não sabia sobre os alimentos a milanesa, vou parar de fazer.
    Bjão Dri

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  16. oi
    tudo o que vai ao forno, inclusive as batatas pré fritas é o que faço ultimamente.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Adri!
    Eu sempre opto pelo azeite na hora de fritar alguma coisa =]
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu estou evitando comer frituras por causa da minha gastrite

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *